Elevadores de Shabat

Elevadores de Shabat são elevadores que funcionam de modo automático para atender à pessoas que guardam o Shabat (sábado) de acordo com os preceitos da Tora. Clique nos botões ao lado para ver o status dos elevadores. Listamos as principais dúvidas relacionadas a este tipo de elevador e seu uso nas perguntas abaixo. Qualquer outra informação pode ser solicitada pelo nosso email.



Quem desenvolveu as especificações dos elevadores de Shabat ?

As especificações dos elevadores de Shabat foram desenvolvidas pelo INSTITUTO DE CIÊNCIA E HALAKHA DE JERUSALEM dirigido pelo Rabino Levy Yitzchok Halperin . A N.Z. Automação atua no Brasil como representante do Instituto, fazendo o acompanhamento da montagem dos elevadores, a inspeção para certificação, o fornecimento de peças que precisam ser modificadas e a manutenção e recertificação anual dos elevadores.

Ir para o topo


Quais são as modificações que devem ser feitas em um elevador de Shabat ?

Devem ser feitas as seguintes modificações para o elevador poder ser usado como elevador de Shabat:

- Atender os andares automaticamente.
- Inibir o circuito de proteção de portas enquanto o elevador estiver parado.
- Inibir o circuito pesador de cabine enquanto o elevador estiver parado.
- Instalação de campainha de sinalização de fechamento de porta.
- Eliminar sistema de display de andares de cabine.
- Eliminar sistema de display de andares de pavimento.
- Instalar sistema automático de programação de horários de funcionamento.
- Alterar o contrapeso de cabine quando necessário.
- Adequar o funcionamento do renivelamento.
- Alterar os equipamentos elétricos que sofrem alteração de funcionamento dependendo do peso dos passageiros como os encouders.
- Alteração dos sensores de posicionamento e renivelamento por modelos aprovados pelo Instituto.
             
Ir para o topo

Como deve ser usado o elevador de Shabat ?

O elevador de Shabat, ao chegar a um andar, abre as portas e aguarda um tempo pré programado. Após este tempo, uma campainha é acionada por 5 segundos para indicar que os sensores de porta serão religados e o elevador irá partir para o próximo pavimento. As pessoas podem entrar e sair do elevador entre o momento em que a porta se abre e o inicio do toque da campainha. Enquanto a campainha estiver tocando não se deve entrar nem sair do elevador.

Ir para o topo


Quais são as proibições relacionadas ao uso de elevadores em Shabat ?

As proibições ao uso de elevadores em Shabat são relacionadas ao acionamento de circuitos elétricos e a geração de energia. Em geral se pensa que esta proibição esta relacionada somente a apertar os botões de chamada, mas isto não esta correto. Além da proibição de apertar um botão elétrico em Shabat, se um circuito elétrico ao ser acionado sofre influência do peso do passageiro ou o peso do passageiro altera o tempo em que este circuito é acionado a responsabilidade é do passageiro. O fechamento de um circuito elétrico esta relacionado à proibição Rabínica de Molid, de acordo com Beit Yitzchak, e a proibição da Tora de Boneh, de acordo com Chazon Ish. Abrir um circuito elétrico transgride a proibição da Tora de Soter, de acordo com Chazon Ish. Além dos botões de chamada, estas proibições se aplicam aos sensores de posição, sensores de nivelamento, encouders, circuito pesador e outros. A geração de energia ocorre na situação em que o elevador esta descendo com um peso dos passageiros maior que o contrapeso.


Ir para o topo


A capacidade de passageiros influencia o uso em Shabat ?

Quando os elevadores são preparados para Shabat é feita uma verificação de qual o peso que deverá ser adicionado ao contrapeso para que,  mesmo com carga máxima, o circuito de frenagem não gere energia. No caso desta energia ser descarregada na própria casa de máquinas, de forma não incandecênte, esta alteração não é necessária.


Ir para o topo

Podem ser usadas portas automáticas e portas manuais ?

Podem ser usadas tanto portas automáticas como portas manuais em elevadores de Shabat. Nos dois casos os sensores de presença e indicação de porta fechada são desconectados enquanto a cabine esta parada em um andar. O toque da campainha é a indicação de que estes circuitos serão religados.

    
Ir para o topo
CNPJ: 04.366.347/0001-03 | Inscrição Estadual: 116.107.548.11 | Endereço: Rua Do Areal, 99 - São Paulo, SP - 01125-020 | Telefones 3223-6596/3222-4721
 
 
 
 
 
 
B"H
Documentação sobre elevadores de Shabat




Especificação para elevadores de Shabat de tração elétrica (inglês)
Especificação para elevadores de Shabat de tração hidraúlica (inglês)

THE SABBATH ELEVATOR QUESTION
A Technical Analysis of
A Halakhic Problem
D.R. Bannett (inglês)
A QUESTÃO DO ELEVADOR DE SHABAT
Uma Análise Técnica De Um Problema De Halacha.
D.R. Bannett (português)

Portuguese
Spanish
English
Manutenção de maquinas